Investir nas crianças é apostar num futuro mais promissor, indica a UNICEF no relatório «Investir Mais, Investir Melhor»
Investir nas crianças é apostar num futuro mais promissor, indica a UNICEF no relatório «Investir Mais, Investir Melhor» a situação das crianças em Moçambique é o tema do novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgado em Maputo, capital do país.com o nome Investir Mais, Investir Melhor, o documento deverá contribuir para o diálogo nacional de desenvolvimento. apesar de avanços em várias áreas, Koen Vanormelingen, representante da UNICEF, afirma estar preocupado com a redução do financiamento para os serviços sociaisbásicos.
O financiamento para os serviços básicos está a diminuir no orçamento do Estado. Estava 40 por cento em 2008, neste momento esta em 35 por cento, mas sabemos que para podermos cumprir com as necessidades das crianças precisamos pelo menos 40 por cento do orçamento do Estado dedicados a serviços sociais básicos, no ideal 50 por cento, disse o responsável, citado pela Rádio das Nações Unidas.
a apresentação do relatório contou com a participação de vários parceiros da UNICEF e do governo. Virgílio Mateus, vice-ministro da Mulher e da ação Social, recordou que nos últimos anos Moçambique realizou progressos significativos relacionados com bem-estar das crianças. Contudo, apelou para se redobrar os esforços de forma a garantir que todas crianças desfrutem a realização dos seus direitos.
Lançado na última quinta-feira, 7 de agosto, o relatório releva as áreas onde será necessário mais trabalho, tais como a redução das desigualdades geográficas, o controlo da desnutrição crónica, a melhoria das taxas de mortalidade materna e neonatal, a melhoria de frequência escolar e qualidade de ensino, assim como o casamento infantil.