Um grupo de 12 jovens portugueses está em missão em Cabo Verde, ao longo de um mês, para trabalhar com crianças institucionalizadas, jovens e idosos
Um grupo de 12 jovens portugueses está em missão em Cabo Verde, ao longo de um mês, para trabalhar com crianças institucionalizadas, jovens e idososDoze jovens da Pastoral Universitária da arquidiocese de Braga partiram em missão para a Ilha de Santiago, em Cabo Verde, na última quarta-feira, 6 de agosto. Naquele país africano, os jovens, que estudam na Universidade do Minho e na Universidade Católica Portuguesa, vão trabalhar, até ao final deste mês, com crianças, jovens e idosos.

Os jovens universitários estão a ser acompanhados por Eduardo Duque, sacerdote e responsável da Pastoral Universitária e, ao longo do período de missão, vão ficar alojados na casa dos padres Espiritanos, com quem vão trabalhar.

Estes jovens tiveram uma preparação durante o ano para agora darem-se um bocadinho aos outros. Se durante o ano as pessoas andaram voltadas para elas próprias, agora podem fazer a experiência desta missão, desta entrega, deste ir. No fundo é fazer aquilo que o Papa Francisco nos tem pedido tanto, uma Igreja que sai e que vai ao encontro dos outros, uma Igreja renovada, uma Igreja que não tem medo de errar, explicou Eduardo Duque.

De acordo com o sacerdote, o grupo, composto por estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento em várias áreas, vai trabalhar, sobretudo, com crianças pertencentes a famílias desestruturadas. Vamos dar um grande ênfase às crianças. Vamos tentar trabalhar um pouco mais especialmente com as crianças de famílias desestruturadas, ou seja, com aquelas crianças que estão institucionalizadas. Vamos trabalhar muito com esse tipo de crianças, essencialmente para que tenham um horizonte na vida, destacou o Eduardo Duque, citado pelos serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.