Perante a escalada «Terrí­vel» de violência desde o fim do breve cessar-fogo de 1 de agosto, o secretário-geral da ONU condenou veementemente o assassinato de pelo menos dez civis palestinianos numa escola em Rafah onde se abrigavam milhares de civis
Perante a escalada «Terrí­vel» de violência desde o fim do breve cessar-fogo de 1 de agosto, o secretário-geral da ONU condenou veementemente o assassinato de pelo menos dez civis palestinianos numa escola em Rafah onde se abrigavam milhares de civisBan Ki-moon sublinhou este domingo que o ataque é mais uma flagrante violação do direito internacional humanitário, o que exige claramente a proteção de ambas as partes de civis palestinianos, funcionários da ONU e instalações das Nações Unidas, entre outras instalações civis.
Os abrigos das Nações Unidas devem ser zonas seguras, não zonas de combate, apontou o secretário-geral da ONU, acrescentando que as Forças de Defesa de Israel têm sido repetidamente informadas da localização desses locais. Este ataque, junto com outras violações do direito internacional, deve ser rapidamente investigado e os responsáveis “‹”‹responsabilizados. É um ultraje moral e um ato criminoso.
a declaração contundente do responsável da ONU segue-se à quebra há dois dias de um cessar-fogo humanitário mediado pelas Nações Unidas e pelos Estados Unidos e na sequência de dois ataques anteriormente relatados junto a escolas geridas pela agência de ajuda e Trabalho das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos no Médio Oriente.