Todos os anos morrem 1,4 milhões de pessoas por doença hepática aguda e crónica. Dia Mundial da Hepatite assinalado com apelo aos países para intensificarem os esforços na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das doenças mais graves do mundo
Todos os anos morrem 1,4 milhões de pessoas por doença hepática aguda e crónica. Dia Mundial da Hepatite assinalado com apelo aos países para intensificarem os esforços na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das doenças mais graves do mundoDurante anos, a hepatite viral foi amplamente negligenciada, apontou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar o Dia Mundial da Hepatite. Mas agora estamos a começar a ter uma maior consciência e a criar uma dinâmica global para lidar com ela.

as hepatites virais – um grupo de doenças infecciosas conhecidas por hepatite a, B, C, D e E – afetam milhões de pessoas por todo o mundo, provocando doença hepática aguda e crónica. Despistar a doença é fundamental porque a maioria das pessoas com hepatite não sabe que está infetada, uma vez que, muitas vezes, os sintomas só surgem mais tarde após se manifestar já de forma grave.
Na assembleia Mundial da Saúde deste ano – em que participam ministros da Saúde e outros representantes dos estados membros da OMS – 194 países enfatizaram o quanto é importante que os países tenham planos nacionais abrangentes para combater a hepatite e invistam em estratégias de prevenção eficazes. Estas incluem programas abrangentes para pessoas que injetam drogas, garantindo o acesso a injeções seguras e transfusões de sangue, ampliando os programas de imunização.