as contribuições de Mandela para a democracia, a justiça racial e a reconciliação são recordadas no Dia Internacional Nelson Mandela. O antigo presidente de São Tomé e Prí­ncipe apela à transformação de cada cidadão num «pequeno Mandela»
as contribuições de Mandela para a democracia, a justiça racial e a reconciliação são recordadas no Dia Internacional Nelson Mandela. O antigo presidente de São Tomé e Prí­ncipe apela à transformação de cada cidadão num «pequeno Mandela»O Dia Internacional Nelson Mandela é celebrado esta sexta-feira, 18 de julho. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que a efeméride é uma ocasião para ajudar a resolver os problemas reais das comunidades. Para este responsável, pode ser dado um grande significado à celebração em conjunto, abrindo caminho para um futuro melhor.
Se estivesse vivo, Mandela completaria 96 anos esta sexta-feira. Sobre a sua morte, no último mês de dezembro, Ki-moon refere que o mundo perdeu um dos seus maiores líderes. Por sua vez, Miguel Trovoada, antigo presidente de São Tomé e Príncipe, destaca que o exemplo de liderança de Mandela deve ser transportado para o mundo. a mensagem que se pode ter, falando de Mandela e da data do seu aniversário, é que todos nos transformemos, nos nossos países, em pequenos Mandelas, sublinha, citado pela Rádio ONU.
a assembleia Geral das Nações Unidas celebra este dia com uma cerimónia que vai honrar as contribuições de Nelson Mandela para a democracia, a justiça racial e a reconciliação. Na reunião será formalmente anunciada a criação do Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas.
anualmente, a ONU motiva os cidadãos a dedicar 67 minutos do seu dia ao voluntariado. a ideia da iniciativa é dedicar um minuto para cada ano consagrado por Mandela ao serviço público como defensor dos direitos humanos, prisioneiro de consciência, pacificador internacional e presidente da África do Sul.