a violência na Líbia motivou as Nações Unidas a retirar os seus funcionários do país. a organização espera voltar a Tripoli assim que possível
a violência na Líbia motivou as Nações Unidas a retirar os seus funcionários do país. a organização espera voltar a Tripoli assim que possível a Missão de apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) está a reduzir os seus funcionários no terreno desde a última semana devido às condições de segurança no país, lê-se num comunicado da organização, citado pela Rádio ONU. a UNSMIL admite estar alarmada com os impactos da violência nos seus funcionários e alude ao último confronto, no domingo, 13, que levou ao fecho do aeroporto Internacional de Tripoli.
Tal situação leva a missão das Nações Unidas a concluir que não é possível continuar com o seu trabalho de apoio técnico no local. a decisão foi tomada para garantir a segurança dos funcionários e a sua liberdade de movimento. Segundo a UNSMIL, a medida é temporária e as pessoas vão voltar ao trabalho assim que a segurança for restabelecida.
a missão destaca que as Nações Unidas ficaram ao lado do povo líbio durante a revolução de 2011 e não irão abandoná-los enquanto procuram construir um Estado democrático. as Nações Unidas pedem às forças políticas líbias e aos grupos armados para que não façam uso da violência e reafirmam a necessidade de diálogo. a Líbia está a passar por transição democrática desde a queda de Muammar Kadafi, há três anos.