No âmbito do Dia Mundial do Mar, é recordado o trabalho da Obra do apostolado do Mar que presta assistência espiritual aos marinheiros nos navios e hospitais
No âmbito do Dia Mundial do Mar, é recordado o trabalho da Obra do apostolado do Mar que presta assistência espiritual aos marinheiros nos navios e hospitaisO Dia Mundial do Mar é celebrado no próximo domingo, 13 de julho. Numa mensagem para assinalar a data, antonio Vegliò, presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes (Santa Sé), alerta para as dificuldades vividas pelos marinheiros e elogia a ação da Igreja através do apostolado do Mar.

Neste domingo do mar, estamos convidados a tomar consciência dos desconfortos e das dificuldades que os marinheiros enfrentam diariamente e do precioso serviço desenvolvido pelo apostolado do Mar em ser Igreja que testemunha a misericórdia e a ternura do Senhor para anunciar o Evangelho nos portos do mundo inteiro, refere o cardeal, num documento enviado à agência Ecclesia.

Na mesma nota, o Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, refere que o trabalho da Igreja realiza-se através da Obra do apostolado do Mar, com mais de 90 anos, que oferece a sua assistência pastoral à gente do mar através dos centros Stella Maris onde os marinheiros são bem recebidos, podem relaxar longe do navio e contactar os seus familiares.

Os capelães destes espaços estão sempre disponíveis para oferecer assistência espiritual e os voluntários visitam diariamente os marinheiros nos navios, nos hospitais e também os que são abandonados em portos estrangeiros, indica antonio Vegliò. De acordo com o cardeal, o apostolado do Mar faz-se voz de quem muitas vezes não tem voz, denunciando abusos e injustiças, pela defensa dos direitos da gente do mar e pedindo para a indústria marítima e aos governos que respeitem as convenções internacionais.