Está a aumentar o interesse do mercado de luxo por animais em extinção. O assassinato em larga escala de elefantes e de rinocerontes está em foco na reunião da CITES que está a decorrer em Genebra, na Suí­ça
Está a aumentar o interesse do mercado de luxo por animais em extinção. O assassinato em larga escala de elefantes e de rinocerontes está em foco na reunião da CITES que está a decorrer em Genebra, na Suí­çaO comércio ilegal de marfim, de chifres de rinoceronte e de outras partes de animais em extinção continua a aumentar em todo o mundo. De acordo com a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies ameaçadas (CITES), o tráfico de animais em extinção estava relacionado com a medicina tradicional, mas, atualmente, está ligado à necessidade de luxo e de riqueza. a CITES considera esta mudança perturbadora.

além disso, houve ainda uma mudança no tráfico de marfim, com indivíduos a guardar o produto para fins de especulação, esperando que o valor do marfim suba com o tempo, aponta a Rádio das Nações Unidas. as alterações nos padrões de consumo e o assassinato em larga escala de elefantes e de rinocerontes são temas que serão abordados na reunião da CITES que está a decorrer Genebra, na Suíça, até à próxima sexta-feira, 11 de julho.

John Scanlon, diretor da CITES, considera que este é um momento crítico. Segundo o responsável, restam apenas 500 mil elefantes no mundo e 20 mil rinocerontes. a extinção dos rinocerontes-de-sumatra já é uma realidade, porque são menos de 50 nas selvas, recorda. Sobram apenas 3 mil tigres e 10 mil onças nas selvas do planeta, acrescenta John Scanlon. Por isso, o diretor da CITES pede ações mais firmes e rápidas para garantir a sobrevivência dessas espécies.