Dois dos mausoléus destruídos em Timbuctu já foram reconstruídos através de parceria com as comunidades locais, revelou a UNESCO, acrescentando que serão necessários mais 8 milhões de dólares para terminar a reabilitação do local e das bibliotecas
Dois dos mausoléus destruídos em Timbuctu já foram reconstruídos através de parceria com as comunidades locais, revelou a UNESCO, acrescentando que serão necessários mais 8 milhões de dólares para terminar a reabilitação do local e das bibliotecasas bibliotecas de Timbuctu podem voltar a armazenar centenas de milhares de manuscritos do Mali se houver capacidade de captar as verbas necessárias a essa recuperação. Estamos a procurar [financiamento de] 11 milhões de dólares (8 milhões de euros), apontou o representante da UNESCO para o Mali, Lazare Eloudou assomo.
a agência da ONU já foi capaz de reunir cerca de três milhões de dólares (2,2 milhões de euros) através da cooperação bilateral e de outras fontes de financiamento, sublinhou assomo, mas se não se chegar aos 8 milhões de dólares (5,9 milhões de euros), será difícil implementar as atividades da UNESCO.
Timbuktu foi uma capital econámica, intelectual e espiritual e um centro para a propagação do Islão em África durante a idade de ouro da cidade nos séculos XV e XVI. De acordo com a UNESCO, as três mesquitas e os 16 mausoléus que compõem zona de Património da Humanidade fazem parte da lendária cidade que terá contado com 100 mil habitantes.