O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados revelou que até dez mil pessoas de comunidades predominantemente cristãs no norte do país fugiram das suas casas só durante esta semana por entre o conflito que atualmente dilacera Mosul
O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados revelou que até dez mil pessoas de comunidades predominantemente cristãs no norte do país fugiram das suas casas só durante esta semana por entre o conflito que atualmente dilacera MosulQuase dez mil pessoas já deixaram a cidade de Qaraqosh – também conhecida por Hamdaniya – de um total de 50 mil habitantes e está localizada a 30 quilómetros a sudeste de Mosul, onde grupos armados de oposição assumiram o controlo há duas semanas.
O aCNUR disse que muitos deles fugiram para a região do Curdistão iraquiano, que já acolhe um número estimado de 300 mil pessoas de Mosul e das suas zonas circundantes. Eles fugiram de carro, autocarro e táxi para a região do Curdistão norte, no Iraque, na quarta-feira à noite, explicou a porta-voz do aCNUR, Melissa Fleming.
Muitos são mulheres e crianças que estão com as suas famílias ou parentes e em escolas e centros comunitários, principalmente em Erbil. Dizem-nos que fugiram apressadamente e não trouxeram a maioria dos seus pertences, o que é um sinal de como estão com medo.