a alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos alertou para o aumento dos casos de tortura em «vários países», cometidos contra mulheres, homens e crianças
a alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos alertou para o aumento dos casos de tortura em «vários países», cometidos contra mulheres, homens e crianças a tortura está a aumentar em vários países, alertou Navi Pillay, alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, no Dia Internacional de apoio às Vítimas de Tortura, assinalado esta quinta-feira, 26 de junho. De acordo com esta responsável, o Escritório do alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos documentou casos ocorridos em prisões e centros de detenção.
Segundo Navi Pillay, todos os dias, mulheres, homens e crianças são torturados, oficialmente ou de forma secreta, em prisões ou centros de detenção. Relatos mostram que a prática de tortura está a ser realizada por grupos de oposição na Ucrânia, Síria e no Iraque, incluindo o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
a alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos explicou que existem milhares de vítimas e de locais espalhados por vários países onde esse tipo de prática ocorre, incluindo ditaduras, governos em transição e também em vários Estados com longa tradição democrática. a tortura é um crime inequívoco, evidenciou a responsável, citada pela Rádio ONU.