Duas comunidades de religiosas franciscanas vão abandonar a diocese do algarve. a «diminuição» do número de vocações está na origem da decisão
Duas comunidades de religiosas franciscanas vão abandonar a diocese do algarve. a «diminuição» do número de vocações está na origem da decisão a congregação das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição vai encerrar a sua comunidade de Olhão (algarve) este mês, depois de 137 anos de trabalho na região. Por isso, esta terça-feira, 24 de junho, Manuel Quintas, bispo do algarve, presidirá a uma eucaristia de ação de graças a Deus pela presença das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição na diocese. a cerimónia vai decorrer pelas 19h00, na capela do Centro de Bem-Estar Social de Nossa Senhora de Fátima.
Segundo o jornal Folha do Domingo, a diminuição do número de vocações levou a congregação a encerrar a comunidade de Olhão, a única que ainda se mantinha na diocese algarvia. as quatro religiosas que ali se encontram vão seguir para a Casa Provincial, em Fátima, aguardando que a Superior Provincial indique para onde irão trabalhar. Para além desta, também a comunidade das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria de Odiáxere, presente no algarve desde 1998, irá encerrar na região até ao próximo mês de julho. as três consagradas que constituem a comunidade de Odiáxere irão para três diferentes comunidades em Portugal e no estrangeiro.