O enviado da ONU à Líbia anunciou uma iniciativa para reunir alguns dos atores mais influentes do país para resolver questões divisionistas antigas. Profunda preocupação com a violência que assola o Leste lí­bio, em particular na cidade de Benghazi
O enviado da ONU à Líbia anunciou uma iniciativa para reunir alguns dos atores mais influentes do país para resolver questões divisionistas antigas. Profunda preocupação com a violência que assola o Leste lí­bio, em particular na cidade de BenghaziNa iniciativa política anunciada por Tarek Mitri, representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da Missão das Nações Unidas de apoio na Líbia (UNSMIL), as partes políticas líbias vão reunir-se na semana anterior às eleições parlamentares marcadas para 25 de junho e elaborar uma declaração vinculativa de princípios.
Esta iniciativa contará com debates sobre questões urgentes e de divisão, para chegar a um acordo ou estreitar a brecha, que irá preparar o caminho para a conclusão do período de transição, começando com as eleições, afirmou a UNSMIL.
Muitas questões, incluindo a representação regional e a existência de milícias revolucionárias, permanecem sem solução na Líbia após o levantamento de 2011 que depôs o antigo líder Muammar Kadafi. Este ano têm acontecido alguns dos piores atos de violência, segundo Tarek Mitri, nomeadamente em Benghazi.