Mais de 20 celebridades gravaram mensagens em vídeo para contar as histórias de «sofrimento» e «coragem» dos refugiados e pedir apoio para os cidadãos que vivem este drama
Mais de 20 celebridades gravaram mensagens em vídeo para contar as histórias de «sofrimento» e «coragem» dos refugiados e pedir apoio para os cidadãos que vivem este dramaO alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (aCNUR) lançou esta segunda-feira, 2 de junho, uma campanha em vídeo de apoio aos refugiados. a iniciativa antecipa o Dia Mundial dos Refugiados, assinalado a 20 de junho, e reúne os testemunhos de mais de duas dezenas de celebridades e embaixadores da Boa Vontade do aCNUR. Os participantes gravaram mensagens de 30 segundos a pedir apoio às famílias de refugiados e do público para partilhar as histórias.
Segundo antónio Guterres, alto comissário da ONU para os Refugiados, os participantes estão a ajudar a contar uma história de sofrimento mas de extrema coragem e resistência face às adversidades dos refugiados. Entre os convidados estão o prémio Nobel da Literatura em 2010, Mário Vargas Llosa, o cantor colombiano Juanes, o embaixador da Boa Vontade e escritor afegão-americano Khaled Hosseini, e Barbara Hendricks, também embaixadora da Boa Vontade do aCNUR e cantora.
Com a violência a desalojar cada vez mais pessoas, o mundo enfrenta desafios sem precedentes para proteger e ajudá-las, frisa antónio Guterres, citado pela Rádio das Nações Unidas. Para este responsável, o mundo está a assistir a uma destruição de famílias e de comunidades a uma escala que é verdadeiramente terrível. O alto comissário da ONU para os Refugiados considera que é necessário fazer mais para solucionar estes conflitos.