O missionário da Consolata Elísio assunção trabalhou em Moçambique com Eurico Dias Nogueira, e define o prelado como «um homem dos momentos difíceis», sempre «humilde» e «dialogante»
O missionário da Consolata Elísio assunção trabalhou em Moçambique com Eurico Dias Nogueira, e define o prelado como «um homem dos momentos difíceis», sempre «humilde» e «dialogante»Elísio assunção, sacerdote e missionário da Consolata, recebeu com muita tristeza a notícia da morte de Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga, com quem trabalhou em Moçambique. Depois de saber do seu falecimento recordei com saudade e carinho as horas e os momentos que passámos juntos, disse o sacerdote.

O missionário da Consolata de 72 anos de idade começou a trabalhar com Eurico Dias Nogueira em 1967. Tinha, na altura, apenas 25 anos e era um jovem sacerdote, saído do seminário, conforme explicou em declarações à Fátima Missionária. a nossa relação era semelhante à de um pai e de um filho, uma vez que tínhamos muita proximidade, justificou.

Segundo Elísio assunção, esta relação foi muito marcante e contribuiu para guiar os seus passos de jovem sacerdote. O missionário da Consolata tinha em Eurico Dias Nogueira um grande amigo, com características muito altruístas: era firme, delicado, humilde, acolhedor, dialogante, atento aos problemas, defensor dos direitos humanos, atento à formação da Igreja, tinha respeito pelos missionários e teve uma relação próxima com os muçulmanos. Em Moçambique, o prelado teve desavenças com a PIDE por ter afirmado publicamente que era contra a censura e alertou para a necessidade do respeito integral dos direitos humanos de todos os moçambicanos. Foi um homem dos momentos difíceis, sintetizou o missionário da Consolata.
Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga, faleceu na última segunda-feira, 19 de maio, aos 91 anos. O prelado nasceu em Dornelas do Zêzere, diocese de Coimbra, na qual foi ordenado padre e bispo, depois de ter sido nomeado para a diocese moçambicana de Vila Cabral, em 1964, o que lhe permitiu participar no Concílio Vaticano II. Oito anos depois, Eurico Dias Nogueira seria transferido para a diocese de Sá da Bandeira, em angola, voltando a Portugal em 1977, sendo nomeado arcebispo primaz de Braga.