Organizações não governamentais estimam que 90 por cento das crianças indianas com deficiência não têm direito a cuidados médicos nem à educação
Organizações não governamentais estimam que 90 por cento das crianças indianas com deficiência não têm direito a cuidados médicos nem à educaçãoExistem 40 a 80 milhões de pessoas com deficiência na Índia. Entre elas, 60 por cento são crianças, com menos de 14 anos de idade. apesar de não existirem números oficiais, as organizações não governamentais estimam que cerca de 90 por cento dessas crianças não têm direito à educação nem a cuidados médicos.

Só em 2011, no distrito de Guntur, foram contabilizadas mais de 4 milhões de pessoas com deficiência. apesar da Constituição do país prever a igualdade, liberdade, justiça e dignidade para todos, a realidade é muito diferente. as pessoas com deficiência são marginalizadas e obrigadas a viver em condições de pobreza. Muitas crianças não têm nenhum tipo de assistência, outras são abandonadas. a maioria termina nas ruas sozinha e desnutrida, denuncia a agência Fides.

Para atenuar este problema existe no país o Centro Dom Bosco Premnivas, fundado em 1976 pelos missionários salesianos. Este espaço acolhe 100 crianças com deficiência que partilham a educação com pessoas sem necessidades educativas especiais. além das crianças, os religiosos apostam na formação dos adultos com deficiência de modo a oferecer-lhes uma oportunidade de trabalho que os faça sair da condição de pobreza.