Num país onde atua uma rede de tráfico de seres humanos e onde é praticada violência contra a população, a sociedade civil pede o reforço do controlo policial
Num país onde atua uma rede de tráfico de seres humanos e onde é praticada violência contra a população, a sociedade civil pede o reforço do controlo policialUma rede de tráfico de seres humanos, sobretudo de crianças, opera em Goma, capital do Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC). a denúncia é da sociedade civil local. O método utilizado por esta rede é simples, afirmam os civis. Os seus membros utilizam várias estratégias e astúcias para capturar as vítimas.organizam várias sessões de lavagem cerebral das vítimas e, tendo em conta as condições económicas precárias dessas pessoas, prometem-lhes uma vida melhor, explicam, num documento enviado à agência Fides.

as pessoas que terminam na rede de traficantes são conduzidas ao território de Beni (Kivu Norte) para objetivos ainda desconhecidos, lê-se na mesma nota. Tudo leva a crer que o destino dessas pessoas seja a área ainda sob o controlo do allied Democratic Forces (aDF), acrescentam.

O aDF é um grupo guerrilheiro de origem ugandense instalado no nordeste da RDC, onde pratica violência contra os civis locais.com o apoio das tropas das Nações Unidas, o exército congolês está a fazer uma série de ofensivas militares para tornar inofensivo este grupo guerrilheiro. a sociedade civil do Kivu Norte pede para que seja reforçado o controlo da polícia e da fronteira e que as autoridades façam uma investigação para acabar com a rede de tráfico humano.