Nova resolução, novo mandato – e o mesmo resultado indefinido. Foi prorrogado por mais um ano o mandato da missão das Nações Unidas que monitoriza o cessar-fogo no território ocupado para organizar referendo sobre autodeterminação
Nova resolução, novo mandato – e o mesmo resultado indefinido. Foi prorrogado por mais um ano o mandato da missão das Nações Unidas que monitoriza o cessar-fogo no território ocupado para organizar referendo sobre autodeterminação O povo do território do Sara Ocidental aguarda desde 1991 que seja chamado a decidir dos seus destinos, mas por agora contenta-se com a prorrogação do mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sara Ocidental (MINURSO), por mais um ano, com a finalidade de monitorizar o cessar-fogo neste território ocupado por Marrocos, desde 1991, e organizar um referendo sobre a autodeterminação do povo sariano.

a resolução aprovada esta terça-feira insta os estados-membros a prestarem contribuições voluntárias para se financiarem medidas de confiança acordadas entre as partes, incluindo as visitas entre membros de famílias separadas.

a ONU tem estado envolvida nos esforços para encontrar uma solução política no Sara Ocidental, desde 1976, quando eclodiram os combates entre Marrocos e a Frente Polisário, após ter terminado a administração colonial espanhola do território, num processo muitas vezes comparado a Timor-Leste (que já ganhou a independência, depois de ter iniciado o seu processo de autodeterminação depois do território sariano).

Na resolução desta terça-feira, aprovada por unanimidade, os 15 membros do Conselho de Segurança estenderam o mandato da MINURSO até 30 de abril de 2015. a MINURSO está em vigor desde 1991.