Organizações regionais foram chamadas a manterem a necessária cooperação para apoiar os esforços constantes do Mali para consolidar a paz e estabilidade, incluindo negociações. apesar dos progressos, a situação no Norte do país continua «muito frágil»
Organizações regionais foram chamadas a manterem a necessária cooperação para apoiar os esforços constantes do Mali para consolidar a paz e estabilidade, incluindo negociações. apesar dos progressos, a situação no Norte do país continua «muito frágil»Um responsável das Nações Unidas afirmou que há um aumento da atividade por grupos terroristas, fragilizando a situação de segurança no Norte do Mali, apesar dos progressos notados.
a janela de oportunidade para consolidar e manter a paz e a estabilidade no Mali está aberta, mas pode também fechar-se se não for alcançado um compromisso sustentado por todas as partes interessadas, com o apoio da comunidade internacional, sinalizou o representante especial do secretário-geral, Bert Koenders, perante o Conselho de Segurança da ONU.
O chefe da Missão das Nações Unidas Integrada de Estabilização no Mali (MINUSMa) observou a importância da criação de sinergias entre a ONU, a União africana (Ua), a União Europeia (UE), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEaO) e outros parceiros-chave.
Os esclarecimentos de Koenders seguem-se ao estabelecimento de uma nova assembleia Nacional no Mali, bem como ao regresso gradual da administração pública à região Norte do país, depois do controlo durante meses por rebeldes. No entanto, bombardeamentos recentes em Gao, Tombuctu e Kidal têm levantado preocupações de segurança.