Nas vésperas da Semana Mundial da Vacinação, a OMS indica que mais de 22 milhões de crianças estão por vacinar. Segundo a agência da ONU para a saúde, mais de 70 por cento destas crianças vivem em apenas dez países
Nas vésperas da Semana Mundial da Vacinação, a OMS indica que mais de 22 milhões de crianças estão por vacinar. Segundo a agência da ONU para a saúde, mais de 70 por cento destas crianças vivem em apenas dez países Mais de 22 milhões de crianças estão por vacinar contra doenças básicas. O alerta foi lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nas vésperas da Semana Mundial da Vacinação, iniciativa que vai decorrer entre os dias 24 e 30 de abril, com o lema Imunização para um Futuro Saudável. Saber, Verificar, Proteger.
Segundo a agência das Nações Unidas para a saúde, atualmente, a imunização evita dois a três milhões de mortes por ano. Umfator que permitiu para tais melhorias foi o Programa Expandido de Imunizações (EPI), o qual está vigente em todos os países. Na altura em que EPI foi criado, apenas cinco por cento das crianças recebiam vacinas básicas. atualmente, a vacinação atinge mais de 80 por cento, indicam os responsáveis pela OMS num comunicado citado pela agência Lusa.
ainda assim, em 2012, 22,6 milhões de crianças (cerca de um quinto do total) ainda não estavam imunizadas com vacinas básicas. Mais de 70 por cento destas crianças vivem na República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia, Iraque, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Uganda e África do Sul.
a OMS estima que cerca de 1,5 milhões de criançasmorram todos os anos devido a doenças preveníveis com vacinas recomendadas pela organização. Tal significa que quase 17 por cento dos 8,8 milhões de mortes anuais de crianças com menos de cinco anos seriam preveníveis com vacinas.
através da Semana Mundial da Vacinação, a Organização Mundial de Saúde pretende que as pessoas saibam mais sobre quais as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização das suas famílias está atualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger todos os familiares.