Desde 2010, o número de portugueses que apoiam causas solidárias aumentou 20 por cento, de acordo com um estudo da associação Link. O inquérito indica que a ajuda mais frequente é a doação de bens alimentares
Desde 2010, o número de portugueses que apoiam causas solidárias aumentou 20 por cento, de acordo com um estudo da associação Link. O inquérito indica que a ajuda mais frequente é a doação de bens alimentaresUm terço dos portugueses contribui habitualmente para ações solidárias. Segundo um estudo da associação Link, a população que apoia causas solidárias aumentou 20 por cento desde 2010. Cerca de 30 por cento dos inquiridos afirmam contribuir frequentemente com donativos. O Banco alimentar Contra a Fome e a campanha arredonda são as iniciativas mais apoiadas.
Contudo, o inquérito indica que diminuiu o apoio dado a instituições de solidariedade e/ ou organizações não governamentais (ONG). Se em 2010 eram 46 por cento os inquiridos que afirmaram não ajudar qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social ou ONG, atualmente são já 54 por cento. Tal situação é atribuída à crise que afeta o país.
No entanto, o estudo frisa que, independentemente da crise, a forma preferida de ajudar dos portugueses é através da doação de alimentos (74 por cento). Só depois surge o voluntariado e o peditório de rua. O inquérito foi levado a cabo pela associação Link, apoiado pela Fundação Montepio e realizado pela empresa especializada GfK Metrix.