O encontro «Libertemos o trabalho. Máfia e emprego juvenil», organizado pelo «Átrio dos Gentios», vai debater a penetração das associações criminosas na economia, a juventude, os livros e o futuro
O encontro «Libertemos o trabalho. Máfia e emprego juvenil», organizado pelo «Átrio dos Gentios», vai debater a penetração das associações criminosas na economia, a juventude, os livros e o futuro

O Átrio dos Gentios, uma iniciativa que promove o diálogo entre fiéis, ateus e agnósticos, vai realizar, dia 8 de maio, a conferência Libertemos o trabalho. Máfia e emprego juvenil. O encontro conta com a participação de Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, e realiza-se no âmbito do Salão Internacional do Livro de Turim (Itália), tendo a Santa Sé como convidado de honra.

Durante a conferência, os participantes irão debater a forma como as associações criminosas penetraram na estrutura económica e financeira de Itália e de outros países, fomentando uma economia baseada na falsidade, que oferecendo grandes fluxos de dinheiro, parece oferecer segurança económica e trabalho, especialmente entre os jovens, lê-se na página do Átrio dos Gentios.

O encontro conta com as intervenções de Franco Roberti, procurador nacional da direção nacional antimafia, e de Filippo Dispenza, que com a sua experiência na Interpol amplificará o horizonte a nível internacional. alessando azzi, presidente da Federcasse, instituição responsável por parte importante do crédito em Itália e tradicionalmente próxima das pequenas empresas, e antonio Diana, filho de um empresário morto por se recusar a cumprir as ordens da máfia, também fazem parte da lista de oradores. a 12 de maio, o Museu Nacional as artes do Século XXI, em Roma (Itália), recebe o novo projeto do Átrio dos Gentios: o Átrio dos Estudantes. Que futuro para a nossa sociedade? é a questão que vai dar origem ao debate, para o qual são esperados 400 alunos, número que será alargado com os estudantes que vão participar no encontro a partir das escolas onde vai ser transmitido em direto pela internet.