O Conselho de Segurança manifestou esta sexta-feira a sua indignação com os recentes ataques de grupos armados sul-sudaneses, que têm civis e os locais e pessoal da missão de paz das Nações Unidas no país propositadamente como alvos
O Conselho de Segurança manifestou esta sexta-feira a sua indignação com os recentes ataques de grupos armados sul-sudaneses, que têm civis e os locais e pessoal da missão de paz das Nações Unidas no país propositadamente como alvosEste organismo de 15 membros destacou, em particular, que o ataque de 17 de abril contra a base da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), em Bor, a capital do estado de Jonglei, resultou em dezenas de mortos e feridos, incluindo muitos dos que procuraram abrigo e proteção junto da ONU, como noticiou Fátima Missionária. O Conselho de Segurança recordou ainda ataques idênticos de 14 de abril, em Bentiu e no estado de Unity.
Os membros do Conselho de Segurança condenam nos termos mais fortes esses atos e sublinham que os ataques contra civis e as forças de paz da ONU podem constituir um crime de guerra, apontou um comunicado divulgado à imprensa.
No ataque de quinta-feira, em Bor, civis armados invadiram o local de protecção UNMISS, onde cerca de cinco mil pessoas deslocadas internamente se abrigavam, e abriram fogo. Dezenas de civis ficaram feridos e dois soldados da ONU sofreram ferimentos ao tentarem repelir a multidão armada.