Portugal vai enviar um avião C-130 e 17 militares para o Mali. Uma missão semelhante está a ser analisada pelo governo português para a República Centro-africana. O objetivo é ajudar as missões da ONU no continente africano
Portugal vai enviar um avião C-130 e 17 militares para o Mali. Uma missão semelhante está a ser analisada pelo governo português para a República Centro-africana. O objetivo é ajudar as missões da ONU no continente africanoPortugal vai enviar um avião militar C-130 e 17 militares para o Mali. O objetivo é apoiar as missões da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele continente africano. a informação foi avançada à Rádio ONU por Álvaro Mendonça e Moura, embaixador de Portugal junto das Nações Unidas.
Isto foi já comunicado às Nações Unidas. Estamos, efetivamente, a estudar a possibilidade de também termos uma oferta semelhante para a República Centro-africana. Estaremos envolvidos na força que a União Europeia vai enviar. E estamos a estudar agora as modalidades concretas da nossa participação, explicou o responsável.
Neste momento, o prazo de chegada do avião ao Mali ainda está a ser discutido, mas deverá ocorrer nos próximos meses, disse Álvaro Mendonça e Moura. Quanto à República Centro-africana, depois do aumento da violência causada pelo conflito entre milícias cristãs e muçulmanas, deverão ser enviados, no total, 12 mil homens.