Durante cinco dias, o seminário «Humanidade sustentável, natureza sustentável» vai reunir vários especialistas no Vaticano, para analisar os desafios ambientais a partir daquilo que está na base da sobrevivência humana: a alimentação, a saúde e a energia
Durante cinco dias, o seminário «Humanidade sustentável, natureza sustentável» vai reunir vários especialistas no Vaticano, para analisar os desafios ambientais a partir daquilo que está na base da sobrevivência humana: a alimentação, a saúde e a energiaO Vaticano vai acolher o seminário Humanidade sustentável, natureza sustentável: a nossa responsabilidade de 2 a 6 de maio. a iniciativa é promovida pelas Pontifícias academias das Ciências e das Ciências Sociais. O evento vai reunir especialistas de todo o mundo para debater questões como: Qual o estatuto da pessoa humana num mundo onde a ciência predomina? Como entendemos uma boa relação entre o homem e a natureza? Os recursos naturais estão na base do crescente abismo entre o mundo dos ricos e o mundo dos pobres?

Segundo os responsáveis pelo evento, citados pela Rádio Vaticano, os problemas ambientais apresentam-se de formas diversas em diferentes culturas. alguns atribuem os problemas ambientais ao crescimento da população mundial, outros defendem que se tratam de modelos erróneos de crescimento económico. Há quem veja indícios de problemas ambientais na poluição urbana das economias emergentes, e outros queveem esses mesmos indícios diante da pobreza de inúmeros países.
através deste seminário, os organizadores não pretendem catalogar os problemas ambientais, mas sim propor e analisar estes desafios humanos e ambientais a partir de uma tríplice aliança que está na base da sobrevivência humana: alimentação, saúde e energia, lê-se no comunicado de apresentação do encontro. Entre os participantes estão Marcelo Sánchez Sorondo, presidente da Pontifícia academia das Ciências, e Oscar andrés Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional.