Uma epidemia misteriosa está a provocar a morte aos elementos de uma tribo indígena do Paraguai, alerta a Survival International. apesar dos sintomas serem semelhantes aos da tuberculose, os exames médicos dão negativo para esta doença
Uma epidemia misteriosa está a provocar a morte aos elementos de uma tribo indígena do Paraguai, alerta a Survival International. apesar dos sintomas serem semelhantes aos da tuberculose, os exames médicos dão negativo para esta doençaOs membros de uma tribo indígena do Paraguai estão a morrer devido a uma misteriosa epidemia. Os médicos locais indicam que os testes realizados aos elementos da tribo ayoreo-Totobiegosode deram negativo para a tuberculose, apesar de apresentarem sintomas idênticos aos da doença.

O alerta foi dado pela Survival International, uma organização mundial de apoio aos povos indígenas, que tem como objetivo ajudar as comunidades a defenderem as suas vidas, a protegerem as terras e a decidirem o seu próprio futuro.

a doença, que ameaça extinguir a tribo, é também um precedente mortal para os parentes deste povo, que ainda habita no interior da amazónia e continua sem contacto com a restante civilização. Segundo a Survival International, a tribo ayoreo está a ser forçada a deixar a floresta, uma vez que os agricultores e criadores de gado incendeiam e limpam os terrenos.

Desde que os membros da tribo foram forçados a abandonar o interior da floresta, todos têm sofrido de várias doenças respiratórias, uma vez que nunca tiveram contacto com o homem branco e não possuem imunidade a doenças externas, às quais a maior parte da população está imune, adianta a organização não governamental.