O secretário-geral das Nações Unidas pede um empenho global na luta contra insetos causadores de doenças, de forma a salvar milhões de vidas em todo o mundo
O secretário-geral das Nações Unidas pede um empenho global na luta contra insetos causadores de doenças, de forma a salvar milhões de vidas em todo o mundo O Dia Mundial da Saúde é assinalado esta segunda-feira, 7 de abril. Numa mensagem para assinalar a efeméride, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda que mais de um milhão de pessoas morre anualmente devido a doenças transmitidas por insetos, como a malária, dengue, febre amarela, encefalite, mal de chagas e leishmaniose, entre outras. Segundo o secretário-geral da ONU, as alterações climáticas, a mudança dos habitats naturais e o aumento do comércio e das viagens internacionais estão a expor cada vez mais pessoas aos insetos. De acordo com o responsável, citado pela Rádio ONU, esses insetos representam um risco para todas as regiões, inclusive para países onde a ameaça já tinha sido erradicada. Os mais afetados com este problema são os mais pobres, sobretudo os que habitam em áreas rurais longe dos serviços de saúde, mas também a população que vive nas favelas das grandes cidades.
ao mesmo tempo em que se trabalha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e para definir a agenda pós-2015, Ki-moon afirma que é importante investir no controlo de insetos e na prevenção de doenças. Para o secretário-geral, essa é uma decisão sábia e necessária, que já está a ser executada em África, onde mais de 700 milhões de mosquiteiros com inseticida já ajudaram a reduzir drasticamente os casos de malária, principalmente entre crianças e grávidas.
Por isso, Ban Ki-moon destaca que um compromisso político sustentável pode salvar milhões de vidas e gerar grandes retornos sociais e económicos. O secretário-geral das Nações Unidas conclui a sua mensagem referindo que todos têm um papel a desempenhar na luta contra os insetos que transmitem doenças, incluindo governos, organizações internacionais, setor privado, sociedade civil e as comunidades. Neste Dia Mundial da Saúde, Ki-moon pede aos países que façam do controlo de insetos uma prioridade, de forma a acabar com o sofrimento de pessoas em todo o mundo.