O arcebispo italiano Giancarlo Maria Bregantini vai redigir as meditações da Via-sacra no Coliseu de Roma. O religioso ficou conhecido pelas suas posições contra o crime na Calábria
O arcebispo italiano Giancarlo Maria Bregantini vai redigir as meditações da Via-sacra no Coliseu de Roma. O religioso ficou conhecido pelas suas posições contra o crime na Calábriaas meditações da Via-sacra no Coliseu de Roma, em Itália, vão ser escritas por Giancarlo Maria Bregantini, arcebispo italiano, conhecido pelas suas posições contra a mafia. a escolha foi do Papa Francisco, que vai presidir a esta Via-sacra na próxima Sexta-feira Santa, 18 de abril, às 21h15 (menos uma hora em Lisboa), com transmissão televisiva em vários países.

a decisão anunciada pelo Vaticano surge após o Santo Padre ter presidido a uma vigília de oração, em Roma, pelas vítimas das organizações criminosas na Itália. O tema das meditações será Rosto de Cristo, rosto do homem e o arcebispo explicou à Rádio Vaticano que os textos vão olhar para a crise de hoje, a realidade do desemprego, a precariedade juvenil, o mundo da prisão, da droga, o drama dos doentes, em especial os terminais.

O religioso da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo é arcebispo de Campobasso-Boiano, no centro da Itália, e tem 65 anos. Giancarlo Maria Bregantini já foi bispo de Locri, na Calábria, onde criticou a N’Drangheta’, a mafia local, tendo mesmo determinado que os padrinhos de batismo fossem escolhidos pelos párocos, para evitar manter a influência dos criminosos.

as posições do arcebispo italiano contra a mafia, já o levaram a publicar um livro dedicado ao tema, em 2011, destaca a agência Ecclesia. anualmente, o Sumo Pontífice pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da celebração de Sexta-feira Santa, seguida por milhares de peregrinos, com velas na mão.