O Vaticano vai apoiar um projeto de ajuda aos pescadores das Filipinas, que sofreram com a devastação causada pelo tufão Haiyan. O objetivo é desenvolver «projetos sustentáveis» e «economicamente transparentes»
O Vaticano vai apoiar um projeto de ajuda aos pescadores das Filipinas, que sofreram com a devastação causada pelo tufão Haiyan. O objetivo é desenvolver «projetos sustentáveis» e «economicamente transparentes»Um projeto de ajuda aos pescadores das Filipinas, que foram prejudicados pelo tufão Haiyan, em novembro do último ano, vai contar com o apoio do Vaticano.com esta parceria pretende-se ajudar estes trabalhadores, em diálogo com a Igreja Católica local, através de projetos sustentáveis, que tenham em conta o equilíbrio ecológico e a defesa dos direitos de pescadores e que sejam economicamente transparentes.
Os responsáveis do Vaticano vão encontrar-se com diversos representantes da Igreja Católica nas Filipinas para dar a palavra à comunidade local no que diz respeito à escolha de prioridades e projetos concretos, indica um comunicado enviado à agência Ecclesia. Segundo o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes, algumas capelanias do apostolado do Mar estão já a realizar projetos de reconstrução especialmente destinados aos pescadores e suas famílias.
O objetivo passa por dinamizar iniciativas que respeitem os usos locais e o ambiente, usando, por exemplo, a madeira de coqueiros e as folhas de várias árvores destruídas pelo tufão. Os projetos resultam de um fundo especial destinado a financiar iniciativas em benefício das populações das áreas costeiras prejudicadas pelo tufão Haiyan, que causou um rasto de cerca de oito mil mortos ou desaparecidos quando devastou a região central do arquipélago das Filipinas, destruindo mais de um milhão de habitações.