Existem milhares de conflitos ecológicos em todo o mundo causados pela procura de energia e materiais pelas sociedades industrializadas, conclui o «atlas Global de Justiça ambiental»
Existem milhares de conflitos ecológicos em todo o mundo causados pela procura de energia e materiais pelas sociedades industrializadas, conclui o «atlas Global de Justiça ambiental»Existem mais de dois mil conflitos ecológicos no mundo, um número que está a crescer com a multiplicação das injustiças ambientais, causadas pela procura de energia e materiais pelas classes médias e altas. a conclusão é do atlas Global de Justiça ambiental, produzido por uma equipa internacional de peritos, e coordenado por investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia ambientais da Universidade autónoma de Barcelona (UaB), apresentado na última terça-feira, 18 de março, em Bruxelas, na delegação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O atlas Global de Justiça ambiental consiste numa plataforma interativa de mapas, que analisa conflitos ecológicos no mundo, resultante de um projeto europeu, dirigido por Joan Martínez alier, catedrático de Economia da UaB. O atlas conta com a participação de 18 países e de 23 universidades, e procura mostrar os desequilíbrios estruturais de poder na economia global.
De acordo com Joan Martínez alier, a plataforma interativa mostra como os conflitos ecológicos estão a aumentar no mundo, devido à procura de materiais e energia pela população de classe média e alta, com o maior impacto a ser sentido pelas comunidades mais pobres, frequentemente indígenas, e sem poder político para aceder à justiça ambiental e aos sistemas de saúde.
Segundo o docente de Economia, citado pela agência Lusa, o mapa revela tendências preocupantes, como a impunidade das empresas que cometem crimes ambientais ou a perseguição aos ativistas ambientais, mas também inspira confiança. a plataforma em linha do atlas permite procurar e filtrar entre uma centena de campos para visualizar os conflitos (nuclear, resíduos tóxicos, água, mineiros) por tipo de produto, empresa ou nação.