Os bispos dos Estados Unidos da américa criaram um guia com um conjunto de recomendações dirigidas aos sacerdotes que trabalham com fiéis de diferentes etnias. O objetivo é levar à inclusão
Os bispos dos Estados Unidos da américa criaram um guia com um conjunto de recomendações dirigidas aos sacerdotes que trabalham com fiéis de diferentes etnias. O objetivo é levar à inclusão a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da américa (USCCB) desenvolveu um guia para os sacerdotes que trabalham em comunidades com pessoas de várias etnias, línguas e culturas. O documento pastoral, publicado em inglês e espanhol, foi criado para dar resposta às novas exigências da população católica dos Estados Unidos, onde cresce a participação dos fiéis de diferentes línguas e etnias.

Para a elaboração desta publicação, que contém variadas recomendações, foram consultados os padres que dirigiram com sucesso paróquias com estas características, e que conseguiram alcançar um alto nível de integração e de inclusão eclesial entre as comunidades. De acordo com um comunicado enviado à agência Fides, a diversidade cultural nas paróquias aumentou sensivelmente nos últimos dez anos. De 22 por cento, em 2000, passou para 33 por cento, em 2010.

O mesmo documento indica que as paróquias constituídas por comunidades de fiéis de línguas, etnias e culturas diferentes são 6. 300, e vão aumentar com a evolução demográfica e a fusão de paróquias em algumas dioceses. a Igreja Católica nos Estados Unidos da américa conta um grande número de fiéis latino-americanos e de outros grupos originários do continente asiático.