Foi recentemente inaugurada uma Unidade de Cuidados Intensivos para Desnutrição na Índia, a primeira no país. Neste novo espaço, serão tratados os casos mais complicados de crianças com desnutrição aguda grave
Foi recentemente inaugurada uma Unidade de Cuidados Intensivos para Desnutrição na Índia, a primeira no país. Neste novo espaço, serão tratados os casos mais complicados de crianças com desnutrição aguda graveO estado de Bihar, na Índia, abriu recentemente uma Unidade de Cuidados Intensivos para Desnutrição (MICU, na sigla em inglês), no Hospital Médico Universitário de Darbhanga, para tratar os casos mais complicados de crianças com desnutrição aguda grave. O MICU será administrado pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF) e pelos profissionais do Ministério da Saúde do Hospital Médico Universitário de Darbhanga.
O novo espaço foi criado para ampliar o acesso ao tratamento das crianças gravemente desnutridas e que apresentam complicações. a abertura do MICU é um passo positivo rumo ao tratamento de casos complicados de desnutrição em Bihar e é uma demonstração de que a desnutrição aguda grave é uma condição médica que precisa de atenção específica e administração dentro do sistema público de saúde, explica Geoffroy Duqué, diretor dos MSF na Índia.
O MICU é a primeira unidade na Índia criada para o tratamento desta doença e irá facultar cuidados médicos especializados de internamento para crianças gravemente doentes. Em parceria com o Hospital Médico Universitário, os MSF vão treinar a equipa médica até 2015, de modo a garantir a qualidade e a continuidade do trabalho na unidade.