autoridades de todo o mundo estão reunidas em Viena, na íustria, para debater a revisão da Declaração Política e do Plano de ação sobre o problema global das drogas
autoridades de todo o mundo estão reunidas em Viena, na íustria, para debater a revisão da Declaração Política e do Plano de ação sobre o problema global das drogas a Organização das Nações Unidas (ONU) reúne 1,5 mil autoridades mundiais num encontro de alto nível que tem início esta quinta-feira, 13 de março, em Viena, na Áustria. Juntos, estes responsáveis vão discutir redução da procura, do abuso e da dependência das drogas através de uma ampla abordagem, que contempla a revisão da Declaração Política e do Plano de ação sobre o problema global das drogas.
O encontro vai contar com a participação da rainha Sílvia, da Suécia, do vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson, e dos responsáveis pelo Escritório sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, e pelo Programa Conjunto sobre HIV/Sida, Michel Sidibé.
De acordo com a Rádio das Nações Unidas, a revisão do documento é um marco importante na preparação da Sessão Especial da assembleia Geral da ONU sobre o tema, que vai realizar-se em 2016. Outros pontos dos debates são a redução do fornecimento dessas substâncias ilegais, controlo no tráfico de estimulantes, como as anfetaminas, e uma cooperação internacional para erradicar o cultivo de vários tipos de drogas.
Da lista de temas a debater fazem ainda parte o combate à lavagem de dinheiro e a promoção de cooperação jurídica, assim como questões relacionadas com a saúde. além destes assuntos, as Nações Unidas vão ainda debater o fortalecimento das políticas do programa de drogas do UNODC e a implementação de acordos e tratados sobre o controlo de narcóticos.