Os Médicos Sem Fronteiras retomaram as suas atividades médicas nos estados de Kachin, Shan, e na região de Yangon, no Mianmar. Em Rakhine, os trabalhos humanitários continuam suspensos, o que preocupa a organização internacional
Os Médicos Sem Fronteiras retomaram as suas atividades médicas nos estados de Kachin, Shan, e na região de Yangon, no Mianmar. Em Rakhine, os trabalhos humanitários continuam suspensos, o que preocupa a organização internacionalDepois de fecharem todas as clínicas em Mianmar, devido a uma ordem do governo daquele país asiático, os Médicos Sem Fronteiras iniciaram um diálogo com o governo em Naypytaw. após estas conversações, a organização humanitária foi informada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Interior daquele país que podia retomar parte dos seus cuidados de saúde, que incluem atividades em clínicas de HIV/Sida e outras nos estados de Kachin e Shan, bem como na região de Yangon.
Em comunicado, os Médicos Sem Fronteira afirmam sentir-se encorajados com tal decisão do governo. Contudo, dizem estar extremamente preocupados com o destino de milhares de pessoas vulneráveis no estado de Rakhine, que enfrentam, atualmente, uma crise médico-humanitária.
No estado de Rakhine, as clínicas administradas pelos Médicos Sem Fronteiras permanecem fechadas desde o final do último mês. Por esse motivo, os MSF esperam continuar a dialogar com o governo do país para garantir que serviços essenciais continuem a alcançar as pessoas com necessidades.