Os Médicos Sem Fronteiras vão reforçar as suas equipas de emergência na Ucrânia. ao cirurgião, anestesista e médico que já estão no terreno vão juntar-se dois psicólogos para oferecer apoio voltado para a saúde mental
Os Médicos Sem Fronteiras vão reforçar as suas equipas de emergência na Ucrânia. ao cirurgião, anestesista e médico que já estão no terreno vão juntar-se dois psicólogos para oferecer apoio voltado para a saúde mental a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai reforçar as suas equipas de emergência na Ucrânia. atualmente, estão em campo um cirurgião, um anestesista e um médico, mas, nos próximos dias, dois psicólogos dos MSF vão juntar-se à equipa em Kiev, para oferecer suporte voltado para a saúde mental para as pessoas afetadas pela violência.

Segundo Morten Rostrup, coordenador médico de emergência dos MSF em Kiev, algumas das pessoas afetadas pela violência estão traumatizadas. Por isso, a organização sem fins lucrativos vai reforçar o suporte à saúde mental.
além de reforçar a sua equipa, a organização doou material médico, como uma mesa de cirurgia, suportes para sistemas de infusão, lâmpadas especiais para operação e macas para as estruturas de saúde e hospitais em Kiev. Em comunicado, os MSF dão ainda conta que planeiam enviar equipas a outras regiões do país, para avaliar as infra-estruturas de saúde nessas áreas.
Entre quarta e sexta-feira da última semana, um cirurgião ao serviço da organização não governamental ajudou no tratamento de 20 pessoas feridas na instalação de saúde de Kiev, capital da Ucrânia, depois dos violentos confrontos entre manifestantes anti-governo e a polícia. Pelo menos 77 pessoas perderam a vida e centenas ficaram feridas. De acordo com Morten Rostrup, neste momento, a situação está relativamente calma e os serviços médicos estão a funcionar bem.