O projeto «Comunidade Saudável» chegou ao fim em Timor-Leste devido à «difícil situação financeira que a Médicos do Mundo atravessa atualmente». O programa tinha sido criado para reduzir a taxa de mortalidade e morbilidade materno infantil
O projeto «Comunidade Saudável» chegou ao fim em Timor-Leste devido à «difícil situação financeira que a Médicos do Mundo atravessa atualmente». O programa tinha sido criado para reduzir a taxa de mortalidade e morbilidade materno infantil Depois de quatro anos, terminou o projeto Comunidade Saudável, promovido pela associação Médicos do Mundo (MdM), nos distritos de Lautem e de Viqueque, em Timor-Leste. O programa tinha o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade e morbilidade materno infantil, procurando aumentar e melhorar o acesso a serviços de saúde na rede fixa e a nível da comunidade.

a iniciativa chegou ao fim devido à difícil situação financeira que a Médicos do Mundo atravessa atualmente e às consequentes dificuldades em garantir um trabalho de qualidade e um apoio sustentável, explica a associação, em comunicado, no qual agradece às equipas, aos parceiros e a todos os que estiveram ativamente envolvidos no projeto, bem como às duas Direções Distritais de Saúde, que assumiram a continuidade das ações desenvolvidas no âmbito do SISCa (Serviço de assistência de Saúde Comunitária).

Durante a sua atuação, a associação MdM realizou um estudo sobre conhecimentos e práticas maternas que permitiu conhecer melhor a problemática e adequar a intervenção da MdM e de futuros intervenientes, mas também apostou na formação de técnicos de saúde na área da saúde materno infantil e na formação de autoridades locais e voluntários comunitários do programa SISCa, uma iniciativa criada para providenciar uma assistência de saúde com qualidade às comunidades mais afastadas das unidades de saúde e promover a educação para a saúde.

a associação Médicos do Mundo faz um balanço positivo do projeto, uma vez que conseguiu evoluções consideráveis ao nível dos indicadores de imunização, assim como da percentagem de mulheres grávidas que vão à primeira consulta pré-natal (em Lautem, passou de 50,8 por cento em 2011 para 76 por cento em 2013 e, em Viqueque, de 82,5 por cento para 88,2 por cento). O projeto Comunidade Saudável foi financiado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com financiamentos complementares da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Saúde de Timor-Leste.