Quase 20 mil centro-africanos atravessaram a fronteira com os Camarões desde o início de fevereiro, para escapar à violência em curso na sua terra natal, notificou a agência de refugiados das Nações Unidas. Guerra já custou milhares de vidas
Quase 20 mil centro-africanos atravessaram a fronteira com os Camarões desde o início de fevereiro, para escapar à violência em curso na sua terra natal, notificou a agência de refugiados das Nações Unidas. Guerra já custou milhares de vidasHá mais 4764 refugiados contabilizados desde a primeira semana de fevereiro que deixaram a República Centro-africana (RCa) em direção aos Camarões, totalizando quase 20 mil só neste mês – e 35142 no total de refugiados centro-africanos que fugiram desde março de 2013 para este país, de acordo com o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
O conflito na RC a irrompeu quando rebeldes da Séléka, maioritariamente muçulmanos, lançaram ataques em dezembro de 2012, que assumiram conotações cada vez mais sectárias depois de milícias, de cristãos, conhecidas como anti-Balaka (anti-machete) ter pegado em armas.
a guerra neste país já custou milhares de vidas, arrancou quase um milhão de pessoas das suas casas e deixou mais de 2,5 milhões de pessoas a necessitar de assistência humanitária imediata.