Este ano, o Dia Internacional da língua Materna foca a ligação entre a ciência e as línguas locais. Vários especialistas reuniram-se em Paris, para discutir o papel da línguas locais para a partilha do conhecimento tradicional e indígena
Este ano, o Dia Internacional da língua Materna foca a ligação entre a ciência e as línguas locais. Vários especialistas reuniram-se em Paris, para discutir o papel da línguas locais para a partilha do conhecimento tradicional e indígenaO Dia Internacional da Língua Materna é assinalado esta sexta-feira, 21 de fevereiro. Num mundo onde existem mais de seis mil línguas faladas, metade desses dialetos pode desaparecer até o fim deste século, alerta a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Por esse motivo, a importância da preservação dos idiomas ganha especial destaque nesta data. Irina Bokova, diretora da UNESCO, frisa que as línguas garantem acesso ao conhecimento cultural e científico. Por isso, este ano, o Dia Internacional da Língua Materna foca a ligação entre a ciência e as línguas locais.
Para a UNESCO, a língua é um fator fundamental, não só de disseminação da ciência, mas também um instrumento de colaboração científica. Trazer o papel da língua mãe no desenvolvimento científico dos países, das comunidades, pareceu-nos um tema bastante interessante para 2014. Uma parte deste tema está bastante ligado ao conhecimento tradicional, que é transmitido oralmente através dessas línguas, explicou Lídia Brito, diretora de Ciência da Unesco, à Rádio ONU.
Para assinalar a data, a sede da UNESCO acolhe esta sexta-feira vários eventos. Em Paris (França), especialistas vão discutir o papel das línguas locais para a promoção do conhecimento tradicional e indígena. a agência das Nações Unidas aproveita ainda a data para destacar a importância do ensino da língua-mãe em comunidades bilingues, em especial nos primeiros anos de aprendizagem da criança.