a propósito do Dia Mundial da Justiça Social, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, destacou que os «conflitos violentos» são motivados por «uma profunda desigualdade, discriminação e uma pobreza generalizada»
a propósito do Dia Mundial da Justiça Social, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, destacou que os «conflitos violentos» são motivados por «uma profunda desigualdade, discriminação e uma pobreza generalizada»Numa mensagem para o Dia Mundial da Justiça Social, que se assinalado esta quinta-feira, 20 de fevereiro, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, recordou que as circunstâncias em que cada um nasceu, viveu ou a sua raça ou género não devem determinar nunca os rendimentos auferidos.
Para o responsável, tais circunstâncias não podem determinar as oportunidades dessas pessoas para obter uma educação de qualidade, serviço de saúde básico ou um trabalho decente. Ki-moon realçou ainda que os conflitos violentos em várias partes do mundo têm como raiz uma profunda desigualdade, discriminação e uma pobreza generalizada.
O secretário-geral das Nações Unidas alertou para o aumento das discrepâncias entre as pessoas mais pobres e as mais ricas do mundo. Segundo Ki-moon, tal problemática acontece não apenas na comparação entre países mas também dentro de cada nação, inclusive entre as mais prósperas.
De acordo com este responsável, o Dia Mundial da Justiça Social é uma ocasião para mostrar o poder da solidariedade global no sentido de avançar na criação de novas oportunidades para todos. Para Ban Ki-moon, é importante fazer da justiça social o ponto central para se alcançar um crescimento equitativo e sustentável para todos.