a agência para os refugiados das Nações Unidas (ONU) começou a realojar alguns milhares de refugiados que recentemente chegaram ao sul do Chade vindos da República Centro-africana (RCa).
a agência para os refugiados das Nações Unidas (ONU) começou a realojar alguns milhares de refugiados que recentemente chegaram ao sul do Chade vindos da República Centro-africana (RCa). Os refugiados foram realojados no campo amboko, o campo mais próximo da fronteira, de modo a melhor poder apoiá-los.
antónio Guterres, alto-comissário para os refugiados da ONU, disse ontem que até ao momento cerca de 800 pessoas foram transferidas, juntando-se aos outros 21 mil refugiados da RCa. Mais de metade deles diz que fugiram da insegurança nas suas aldeias.
Espera-se que a transferência de refugiados se conclua em duas semanas. O campo amboko vai assim alcançar a sua capacidade máxima: 27 mil pessoas. Uma das grandes prioridades do momento é criar um novo campo, estando assim preparados para dar resposta a novos grupos de refugiados da RCa. Nas duas últimas semanas 4 mil novos refugiados atravessaram a fronteira.
Há cerca de 35 mil refugiados da RC a no Chade, a maior parte deles a viver nos campos de amboko e Yaroungou. Grande parte deles abandonaram o seu país em 2003, fugindo do golpe do golpe de estado.