Francisco convidou os participantes da audiência geral a estarem perto de todos os que vivem «problemas» ligados com a «tragédia das chuvas» destes dias e «problemas sociais, de trabalho».

Francisco convidou os participantes da audiência geral a estarem perto de todos os que vivem «problemas» ligados com a «tragédia das chuvas» destes dias e «problemas sociais, de trabalho».
Na sua catequese da audiência geral desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o Papa continuou a sua reflexão sobre a Eucaristia colocando algumas questões aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro: Como vivemos a Eucaristia? O que é que ela é para nós? E apresentou três sinais muito concretos para as pessoas entenderem o modo de viver a Eucaristia. O primeiro sinal é o nosso modo de olhar e considerar os outros. a Eucaristia está ligada com a nossa vida, seja como indivíduos seja como Igreja, explicou o Santo Padre. Leva-nos a olhar e considerar as pessoas que estão à nossa volta como verdadeiros irmãos, fazendo-nos compartilhar as suas vitórias e dificuldades, alegrias e tristezas, no encontro, sobretudo, com os pobres, doentes e marginalizados. Um segundo sinal, muito importante, é a graça de nos sentirmos perdoados e prontos a perdoar: Na verdade, disse, participamos da celebração, não por nos julgarmos melhores do que os outros, mas porque nos reconhecemos necessitados da misericórdia de Deus; e isso também nos ensina a perdoar aos outros. Um último sinal precioso é-nos oferecido pela relação entre a celebração eucarística e a vida das nossas comunidades cristãs, sabendo que a Eucaristia não parte da iniciativa de quem participa, mas é uma ação do próprio Cristo, que em cada celebração quer entrar na existência dos fiéis com a sua graça, disse o Pontífice, pedindo coerência entre Eucaristia e vida. Falando diretamente aos portugueses, na sua mensagem final, Francisco apelou a quantos participam da Eucaristia aos domingos, de a viverem com espírito de fé e de oração, sabendo que quem come a carne de Jesus tem a vida eterna e será ressuscitado por Ele no último dia. O Papa cumprimentou ainda um grupo de bispos checos, em visita à Santa Sé, deixando uma saudação especial para o cardeal Miloslav Vlk, velho lutador e defensor da fé na República Checa