«Há tanta necessidade destas presenças, que reforçam e renovam o compromisso da difusão do Evangelho, da educação cristã, da caridade para com os mais necessitados, da oração contemplativa», disse o Papa Francisco
«Há tanta necessidade destas presenças, que reforçam e renovam o compromisso da difusão do Evangelho, da educação cristã, da caridade para com os mais necessitados, da oração contemplativa», disse o Papa Francisco após a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, neste domingo, 2 de fevereiro, Festa da apresentação do Senhor, e 18º Dia Mundial da Vida Consagrada, na sua pequena reflexão durante a oração do angelus o Santo Padre pediu às pessoas que valorizassem a vocação dos consagrados, como um dom de Deus para o seu Povo. Há tanta necessidade destas presenças, que reforçam e renovam o compromisso da difusão do Evangelho, da educação cristã, da caridade para com os mais necessitados, da oração contemplativa; o compromisso da formação humana e espiritual dos jovens e das famílias; o compromisso pela justiça e paz na família humana, afirmou Francisco para quem os consagrados são no mundo sinais de Deus nos diversos ambientes da vida e fermento para o crescimento de uma sociedade mais justa e fraterna, profecia de partilha com os pequenos e pobres. Pensemos um pouco: o que aconteceria se não houvesse irmãs, nos hospitais, nas missões, nas escolas. Pensai numa Igreja sem irmãs. Não se pode, não se pode pensar, acrescentou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, não obstante a chuva persistente.
Na sua intervenção, Francisco aproveitou para recordar que o ano de 2015 vai ser dedicado pela Igreja Católica à Vida Consagrada, para valorizar com gratidão as experiências de vida consagrada e aprofundar o conhecimento dos diversos carismas e espiritualidades. Manifestou depois a sua proximidade às populações de Roma e da Toscânia que foram atingidas nestes dias por fortes chuvas e inundações, pedindo que não lhes falte a solidariedade concreta e a oração de todos.