Semanalmente, chegam ao Vaticano milhares de cartas que são lidas pelo Departamento de Correspondência do Papa. Em alguns casos, a correspondência é encaminhada para Francisco
Semanalmente, chegam ao Vaticano milhares de cartas que são lidas pelo Departamento de Correspondência do Papa. Em alguns casos, a correspondência é encaminhada para FranciscoO Departamento de Correspondência do Papa, situado no Palácio apostólico, no Vaticano, recebe todas as semanas milhares de cartas, ofertas, desenhos e outros objetos, revelou o responsável por este serviço, monsenhor Giuliano Gallorini. No total, são recebidos aproximadamente 30 sacos de correspondência por semana.
Segundo o sacerdote, todas as cartas são lidas pelo departamento, o qual distingue os vários conteúdos e, em alguns casos, encaminha a correspondência para o Papa. São os casos um pouco mais delicados, como os casos de consciência. Nesse caso, é feito um apontamento e passam-se as cartas aos secretários, para que o Papa as veja diretamente: ele lê, coloca uma abreviatura e indica-nos como devemos responder, explicou, segundo a agência Ecclesia, em declarações ao semanário ‘Vatican Magazine’.
as cartas contêm relatos de dramas pessoais, pedidos de conselhos e oração ou poemas, e são endereçadas para a Casa de Santa Marta, onde Francisco reside. Procuramos ajudar endereçando os pedidos para departamentos específicos: por exemplo, os pedidos de ajuda económica são transmitidos às Cáritas diocesanas, explicou o responsável.
além do sacerdote, trabalham no departamento uma religiosa e duas outras pessoas, que separam as cartas por língua e tema. Os responsáveis procuram seguir o estilo do pontificado de Francisco e ler estas cartas mais com o coração do que com a mente, partilhar o sofrimento e procurar as palavras certas para exprimir o que o Papa quer verdadeiramente que se exprima: a proximidade, a partilha.