a violência religiosa está cada vez mais difundida na Indonésia, indica relatório. Os atos violentos aumentaram especialmente contra os muçulmanos xiitas, mas também contra outras minorias, como os cristãos
a violência religiosa está cada vez mais difundida na Indonésia, indica relatório. Os atos violentos aumentaram especialmente contra os muçulmanos xiitas, mas também contra outras minorias, como os cristãos a intolerância e a violência religiosa são cada vez mais comuns no território indonésio, segundo um relatório do Setara Institute, centro de estudos com sede em Jacarta, que conduz pesquisas e campanhas de sensibilização em prol da democracia, direitos humanos e liberdade religiosa. De acordo com o documento, em 2013 verificaram-se 222 episódios de violência em 20 províncias, sete a mais em relação às 13 províncias atingidas em 2012.

No novo relatório enviado à agência Fides, intitulado a diversidade é possível, o Setara Institute refere que é urgente identificar e erradicar as causas da violência religiosa, lembrando que, na mentalidade comum do povo indonésio, os cidadãos aceitam e apreciam a diversidade cultural, étnica e religiosa que caracteriza o país. Segundo o centro de estudos, o aumento da difusão da violência deve-se à resposta lenta e inadequada do governo, que não toma medidas sérias para fazer frente aos grupos fundamentalistas islâmicos.

Quanto aos responsáveis pela violência, o documento indica que o grupo muçulmano radical Islamic Defenders Front é responsável por 16 incidentes, enquanto aos jovens membros do Conselho dos Ulema indonésios são atribuidas 14 violações. O relatório refere ainda que a violência aumentou especialmente contra os muçulmanos xiitas, mas também contra outras minorias, como os cristãos. Em 2013, o Wahid Institute, outro centro de estudos, indicou que a intolerância religiosa continua a ser um problema sério na Indonésia.