a erradicação da doença está a ser motivo de comemoração no país, levando a acreditar que ainda é possível combater a poliomielite em países atualmente considerados endémicos
a erradicação da doença está a ser motivo de comemoração no país, levando a acreditar que ainda é possível combater a poliomielite em países atualmente considerados endémicosDepois de ter sido considerado um dos países mais endémicos de todo o mundo, a Índia está sem nenhum caso de poliomielite há três anos consecutivos. Tal facto torna-se motivo de comemoração para a Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite. a Comissão de Certificação Regional do país está apenas a aguardar os resultados dos exames de laboratório, realizados nas últimas semanas, para anunciar que toda a região sul e leste da Ásia está livre da doença.
Para Regina Ungerer, médica da Organização Mundial da Saúde (OMS), tal acontecimento é uma vitória para a Índia e para a comunidade internacional. Um marco importante como este só pode ser celebrado. Havia até a dúvida se a Índia conseguiria atingir esta meta porque tem diversas províncias [e] muitas populações itinerantes, destacou a responsável, citada pela Rádio ONU.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sucesso na Índia é resultado de um compromisso geral em todos os níveis, nos quais se incluem o governo e também os agentes de saúde, que participaram das campanhas de vacinação. Para a OMS, o exemplo da Índia prova que o vírus pode ser eliminado, mesmo sob circunstâncias complexas, o que representa um incentivo para o combate em três países ainda considerados endémicos: o Paquistão, o afeganistão e a Nigéria.