Vinte e duas pessoas foram assassinadas ao serviço da Igreja Católica em 2013. Entre elas estavam 19 padres, uma religiosa e dois leigos
Vinte e duas pessoas foram assassinadas ao serviço da Igreja Católica em 2013. Entre elas estavam 19 padres, uma religiosa e dois leigosDezanove padres católicos, uma religiosa e dois leigos foram assassinados em 2013 quando estavam ao serviço da Igreja, revelou a agência Fides. Este número é superior ao do ano anterior, 2012, no qual foram mortas 13 pessoas, mas inferior ao de 2011, em que se registaram 26 mortes.

Pelo quinto ano consecutivo, o maior número de assassinatos aconteceu no continente americano, com destaque para a Colômbia onde foram mortos sete sacerdotes. a maioria das mortes aconteceu após tentativas de assaltos violentos. O último crime teve lugar na noite da passagem de ano. a vítima foi um padre da Califórnia, nos Estados Unidos da américa. a agência Fides manifesta-se também alarmada com a situação de outros agentes pastorais da Igreja Católica que foram sequestrados ou que estão desaparecidos. É o caso de três sacerdotes raptados na República Democrática do Congo, em outubro de 2012, de um jesuíta italiano e dois bispos ortodoxos dos quais não se tem notícia, na Síria.