No Dia da Solidariedade Humana, o secretário-geral das Nações Unidas pede o apoio dos líderes mundiais para que seja possível alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
No Dia da Solidariedade Humana, o secretário-geral das Nações Unidas pede o apoio dos líderes mundiais para que seja possível alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do MilénioO Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado esta sexta-feira, 20 de dezembro. Numa mensagem para assinalar a efeméride, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda o conjunto de oito metas para erradicação da pobreza extrema, da fome, para promoção da saúde e do meio ambiente, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Uma vez que tais metas precisam de ser alcançadas até o final de 2015, Ban Ki-moon aproveita a data para lembrar que ainda existem algumas lacunas que precisam de ser preenchidas, e apela aos líderes mundiais que reafirmem o seu compromisso com a paz, a segurança e os direitos humanos.
Segundo o secretário-geral da ONU, é preciso compartilhar os custos e benefícios do desenvolvimento sustentável, que são a essência da justiça e da igualdade, e portanto, o sentido da solidariedade. Ban Ki-moon pede aos povos de todas as nações, fés, culturas e tradições, para que trabalhem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.