Universidades da Europa e do Médio Oriente disponibilizaram centenas de vagas para estudantes sírios, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio
Universidades da Europa e do Médio Oriente disponibilizaram centenas de vagas para estudantes sírios, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo ex-Presidente da República, Jorge SampaioUma iniciativa lançada por Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, já conseguiu angariar 900 vagas em universidades da Europa e do Médio Oriente para refugiados sírios que interromperam os seus estudos devido à guerra civil. a Plataforma global para os estudantes sírios já recebeu o apoio de universidades no Egito, no Líbano, na Turquia, no Iraque e em Portugal.
Em declarações à Rádio das Nações Unidas, Jorge Sampaio explicou de que forma é que o projeto vai funcionar: montámos uma plataforma com vários parceiros internacionais () para suscitar junto a estabelecimentos de ensino, bolsas para estudantes refugiados sírios, e houve uma surpreendente adesão das universidades e dos institutos politécnicos desses países.
Jorge Sampaio revelou ainda que existiram mais de duas mil candidaturas de estudantes sírios para as bolsas. Segundo o ex-governante, os primeiros alunos sírios deverão chegar a Portugal já no próximo mês de janeiro. De acordo com Jorge Sampaio, o Brasil também está interessado em participar da concessão de bolsas de emergência a refugiados sírios.