O aCNUR e várias agências humanitárias estão a ajudar milhares de sírios, que estão a ser afetados por uma tempestade de inverno
O aCNUR e várias agências humanitárias estão a ajudar milhares de sírios, que estão a ser afetados por uma tempestade de inverno a intensa tempestade de inverno, apelidada de ‘alexa’, atingiu o Líbano na última semana, provocando chuva com ventos fortes em todo o país e neve nas regiões mais altas. De acordo com a previsão do tempo, as condições deverão permanecer perigosas por muitos dias, com mais neve. Segundo relatos, as condições são semelhantes na Síria e em áreas da Turquia.
Devido às más condições climatéricas, o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) está a tomar medidas para proteger milhares de refugiados sírios no Líbano.com o apoio das forças armadas libanesas, o aCNUR e agências parceiras estão a distribuir lonas, madeira, ferramentas, cobertores e aquecedores.
apesar das estradas interditadas e das difíceis condições climáticas, as equipas de emergência continuam os trabalhos, indica o aCNUR, em comunicado. além disso, estão a ser preparados abrigos alternativos para os refugiados cujas tendas podem ter sido danificadas pela neve, chuva e alagamentos.
Entretanto, um grupo de agências humanitárias está a trabalhar no Líbano para dar resposta às necessidades associadas ao inverno, incluindo o Programa Mundial de alimentos, o Conselho Norueguês para Refugiados, a Organização Internacional para Migrações, Oxfam, Medair, Save the Children, Visão Mundial, Humedica, Mercy Corps, Caritas e a Handicap Internacional.