O Papa Francisco foi eleito «Personalidade do ano» pela revista Time. a publicação identifica o Santo Padre como «o Papa do Povo»
O Papa Francisco foi eleito «Personalidade do ano» pela revista Time. a publicação identifica o Santo Padre como «o Papa do Povo» a revista norte-americana Time nomeou o Papa Francisco como Personalidade do ano em 2013 por arrancar o papado do palácio e o levar para as ruas. No espaço de nove meses, desde que assumiu funções, ocupou exatamente o centro das conversas fulcrais dos nossos tempos: sobre a riqueza e a pobreza, a equidade e a justiça, a transparência, a modernidade, a globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder, refere a publicação.
De acordo com a revista, o líder da Igreja Católica tornou-se na nova voz da consciência, com a atenção centrada na compaixão, expondo o Santo Padre como o Papa do Povo. Depois do anúncio, feito esta quarta-feira, 11 de dezembro, Federico Lombardi, sacerdote e porta-voz do Vaticano, disse que esta decisão não surpreende, tendo em conta a ressonância e a grande atenção que a eleição do Papa Francisco e o início do novo pontificado despertaram.
Para o responsável, citado pela agência Ecclesia, esta escolha é um sinal positivo, representando um dos reconhecimentos mais prestigiados no âmbito da imprensa internacional. Depois dos beatos João XXIII, em 1962, e João Paulo II, em 1994, Francisco é o terceiro Papa a ser escolhido como personalidade do ano pela Time.